Forza Horizon 5 Vale a pena Jogar? Confira essa análise
Forza Horizon 5 te permite viver a fantasia mais louca em um videogame: tirar férias num lugar maneiro. E é, tem uns carros bem rápidos também. Após os campos bucólicos e o clima chuvoso da Inglaterra no quarto jogo da série, Forza Horizon 5, nos leva para dirigir pela sua interpretação do México, pelas ruas de Guanajuato, pelas estradas de terra que cortam a selva, pelas longas rodovias que atravessam todo o mapa, ou por qualquer lugar que você queira, na verdade.
Forza Horizon 5 é incrível. Extravagante. Veloz. Suntuoso. Absolutamente fantástico. Tudo o que você já viu até agora vai parecer minúsculo em comparação com o Forza Horizon 5. Devo dizer que não é nada realista, porque a realidade não é tão bonita quanto Forza Horizon 5 hahaha.
A última vez que vi um lugar tão lindo, tão bem iluminado, com cores tão vibrantes, foi nos sonhos loucos. Dá para morar tranquilamente em Forza Horizon 5, é um lugar perfeito: um mundo onde o trabalho e a ansiedade da vida moderna foram substituídos por andar em carros rápidos totalmente seguros e uma festa que nunca acaba.
Forza Horizon 5 é um espetáculo. Tanto no sentido figurativo, quanto no sentido literal da palavra.
Sumário
Como é o Forza Horizon 5?
Para os novatos da série, a premissa do novo jogo de corrida desenvolvido pela Playground Games é razoavelmente simples, e segue o seu antecessor. É mais uma edição do Festival Horizon, que contém corridas e todo tipo de atividade automobilística, e dessa vez vamos para o México.
Você precisa organizar tudo, e é claro que você faz isso andando de carro por aí e completando diversas atividades pelo mapa. Assim você vai ganhando pontos de façanha, e com eles você libera novos capítulos da Aventura Horizon, e cada um desses capítulos é uma série de atividades especiais grandiosas voltadas à disciplina escolhida.
Então se você escolheu ir atrás das missões de cross country primeiro, o jogo vai te levar pra dar uma volta por um vulcão ativo, mas se você prefere as corridas de estrada, correr na selva contra jet skis é uma possibilidade. E uma das histórias principais é inteira sobre o fusca, que no México é chamado de Vocho. Incrível não é mesmo?
Ao desbloquear tudo, você entra pro Hall da Fama, algumas atividades mais sazonais são liberadas apenas para quem já conseguir entrar nesse Hall da Fama, e você pode continuar explorando o México de Forza Horizon como bem entender. Assim como o quarto jogo da série, Forza Horizon 5 te oferece apenas um semblante da sensação de progresso com personagens inesquecíveis, por mais que as missões em si sejam bem legais e variadas.
Existe diferença entre o Forza Horizon 5 e o Horizon 4?
Diferente do Horizon 4, cada disciplina é o seu próprio sub festival com suas próprias missões finais, que geralmente consistem em uma longa corrida de algumas dezenas de kms naquele terreno. Mas, na prática, nada que pareça com o senso de progressão que a série ofereceu lá no seu início, e que me parece ser um dos maiores pontos de contenção dos veteranos da série em relação ao 4.
Forza Horizon 5 é basicamente Forza Horizon 4: versão 2, no México, só que maior e melhor.
Estruturalmente, não existe uma diferença gigante entre esses dois. O jogo ainda é esse enorme playground com centenas de carros à sua disposição em pouquíssimo tempo, sem um grande objetivo final pra manter sua natureza aberta a impermanente. E para quem começou na série através do quarto jogo… tá tudo bem. Poderíamos passar um tempo longo falando das diferenças entre o quatro e o cinco, das minúcias e dos detalhes, porém vamos falar mais sobre o que sentimos jogando Forza Horizon 5, afinal tem pessoas mais qualificadas para falar sobre essas diferenças. Então vamos tentar explicar porque se apaixonar pela série em primeiro lugar, usando o cinco de exemplo, e provavelmente não vamos conseguir, mas talvez seja o suficiente pra te inspirar a jogá-lo, ou vê-lo por outra perspectiva.
A história do Forza Horizon 5
Vamos começar pelo início, então: Forza Horizon tem um senso de elegância impecável. Assim como você quando tá bem vestido, Horizon sabe causar uma boa impressão. Depois da música de menu bem escolhida… você, bem, você pula com seu Ford bronco de um avião… de paraquedas… em cima de um vulcão ativo, só pra começar.
A série é famosa por suas sequências iniciais que levam meses e meses pra desenvolver, e é a maneira perfeita de introduzir o jogo. São cerca de sete minutos de pura felicidade, em que Forza te mostra sua diversidade de carros, veículos off-road, carros para rally, supercarros, e também a sua diversidade de paisagens.
Em uma palavra? Úmido. Esse é só o aperitivo, e não demora muito para as entradas, porque Forza Horizon 5 é um banquete imenso. Você vai liberando as atividades pelo mapa aos poucos, de acordo com o que te interessa no momento, que é uma medida de segurança para os novos jogadores não se sintam atordoados com a quantidade de atividades disponíveis no mapa, um pouco mais pra frente.
O México é o maior mapa da série, 150% maior que o mapa da Inglaterra segundo os desenvolvedores, e eles não precisam nem provar porque: dá pra ver.
Não apenas o mapa está maior e mais espaçoso, mas ele também parece mais denso e intrincado pela quantidade de estradas e caminhos, pelas diferenças dos biomas, e pela simples magnitude de tudo ao seu redor. Tem uns lugares que parecem estradas aqui do Brasil.
E tudo é absurdamente lindo. Você pode dirigir devagar para apreciar a paisagem idílica ou passar horas fazendo drift pela praia, assustando as gaivotas, não porque isso seja um objetivo, mas simplesmente porque o lugar é majestoso, e o jogo te dá pontos de maestria pelos drifts que você faz, como quem diz: é sobre isso meu filho, é sobre ficar assustando gaivotas e fazer absolutamente qualquer coisa que te vier à cabeça, porque viver é bom e o mundo bonito.
Não dá para provar, mas temos a convicção de que é impossível jogar Forza Horizon 5 e ficar triste. É um jogo que está constantemente te recompensando pelas suas ideias mais estúpidas, tudo que você faz é lindo e brilhante; e é um jogo que perdoa qualquer erro seu, basta você pedir.
Pensando bem, Forza Horizon 5 é um pouco maternal e, ao mesmo tempo, a qualquer momento do jogo você pode alterar a sua dificuldade por meio de diversos fatores diferentes, caso você queira tryhardar e levar um pouco mais a sério as corridas do jogo, essa é a grande beleza de Forza Horizon.
Forza Horizon é como um copo d’água, ou uma cervejinha, cabe em qualquer momento da sua vida. Você pode jogar por quinze minutos, ou oito horas, prestando atenção em um podcast e errando todas as curvas, ou totalmente concentrado pra conseguir o seu melhor tempo. Sozinho na madrugada, com seus amigos batendo papo, ou cheirando o escapamento do carro de estranhos, tentando fazer amizade que nem um cachorro mecânico.
Carros no Forza Horizon 5
Os carros, especialmente os de classes mais altas, parecem mais controláveis do que no 4. Em parte, isso se deve às mudanças na física que o jogo teve, mas em parte isso também tem a ver com o simples tamanho do mapa.
De repente, depois de visitar o México, a Inglaterra parece até um pouco claustrofóbica pra um carro esportivo. Mas México, em Forza Horizon 5 é um deleite.
Forza Horizon 4 lembra da sensação de dirigir virtualmente e como é agradável, esse prazer tátil, e Forza Horizon 5 executou as mesmas ideias de uma forma mais potente. Forza Horizon 5 é um grande prazer.
E é difícil descrever prazeres, não queremos falar como é poderosa a sensação de sentir o asfalto virtual contra rodas virtuais, transmitidas para o seu controle e em resposta ao movimentos do seus dedos, e como essa sensação tem uma qualidade diferente da sensação de uma estrada de chão virtual, e de como é bom se adaptar às diferentes circunstâncias apenas sentindo a velocidade do seu carro, a vibe do seu carro, mas esse carro não existe, é só um pouco de feedback físico e audiovisual, mas pro seu cérebro é o mesmo, não faz diferença alguma.
Essa conversa, esse diálogo entre piloto e máquina que é tão prazerosa pra alguém que sabe o que tá fazendo.
Videogames que requerem paciência e calma, como uma curva fechada, e também requerem uma certa compreensão quando eles não obedecem aos seus comandos, como um Ford focus à duzentos quilômetros por hora atacando essa curva fechada.
Já tínhamos esquecido, mas Forza Horizon quatro nos lembrou dessa excelente sinergia entre dirigir e videogames, e como o simples ato de se movimentar de um ponto ao outro pode ser divertido em um carro virtual, qualquer uma das centenas de carros disponíveis.
E agora, com o 5, temos mais um espaço, agora mais vasto e majestoso, bem mais interessante e colorido, onde você poderá brincar e experimentar com todos esses prazeres, seja numa longa sequência de curvas precisas na descida de uma montanha, ou simplesmente voando de uma rampa pra ver até onde o carro chega. Das duas formas, o destino é o mesmo.
Conclusão: vale a pena jogar Forza Horizon 5?
Algumas observações: podemos entender quem talvez já esteja cansado da fórmula e da estrutura de Forza Horizon, e o cinco não traz grandes novidades nesse sentido, mas para quem ainda não teve a oportunidade de se apaixonar pela série, o cinco é extraordinário, dopamina pura. Ainda não tivemos a oportunidade de testar o multiplayer ou as funções de comunidade, por isso não falamos dessa parte, mas basta dizer que acreditamos que esse jogo vai se tornar uma coisa completamente diferente com o passar dos meses, e no melhor sentido.
Prós:
- Estabilidade
- Mapa mais amplo
- Requinte visual
- Alegria
Contra:
- Parecido com o Forza Horizon 4
E Forza Horizon 5 Mobile?
Forza Horizon 5 é um jogo de corrida amplamente conhecido que está disponível para plataformas como Xbox Series X/ S, Xbox One e PC. Infelizmente, em alguns sites, uma versão não oficial do jogo tem sido distribuída para Android e iPhone (iOS), sob o nome de Forza Horizon 5 Mobile. No entanto, deve-se notar que esta versão não representa o título real licenciado pela Microsoft, o que pode se tornar um risco potencial para a segurança dos usuários que tentam instalá-lo. Isso ocorre porque, devido ao fato de ser um APK não oficial, pode conter malware ou outras ameaças à segurança do dispositivo.
É importante salientar que Forza Horizon 5 não possui uma versão exclusiva mobile, porém, é possível jogá-lo nos celulares por meio de streaming pelo Xbox Cloud Gaming. Este recurso está disponível apenas para assinantes do Xbox Game Pass Ultimate.
Perguntas Frequentes:
Existe Forza Horizon 5 Mobile?
Infelizmente, em alguns sites, uma versão não oficial do jogo tem sido distribuída para Android e iPhone (iOS), sob o nome de Forza Horizon 5 Mobile. No entanto, deve-se notar que esta versão não representa o título real licenciado pela Microsoft, o que pode se tornar um risco potencial para a segurança dos usuários que tentam instalá-lo. Isso ocorre porque, devido ao fato de ser um APK não oficial, pode conter malware ou outras ameaças à segurança do dispositivo.
Como jogar Horizon 5 Mobile?
É importante salientar que Forza Horizon 5 não possui uma versão exclusiva mobile, porém, é possível jogá-lo nos celulares por meio de streaming pelo Xbox Cloud Gaming. Este recurso está disponível apenas para assinantes do Xbox Game Pass Ultimate.